Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Rio de Janeiro em 1929. Bacharelado e Licenciatura em Matemática(PUC Rio, USP e PUCCAMP,1956).Cursos no exterior:”Advanced Topics”, Universidad Nacional de Chile,1964, “Vibrations and Waves”, Reed College, Oregon,USA,1965. Cursos no Brasil:Curso “Phywe” para professores de Física na AEC(Rio,1958), PSSCC Physics com os autores(1962).Doutorado (Física UNESP,1974) com a tese “Um Projeto Brasileiro para o Ensino de Física”,orientador Prof.J.Goldemberg, grau máximo. Ex-professor da PUCCAMP(1957-69),UNESP(1979—74),USP(visitante,197678),UNICAMP(1972-76), UFRRJ,Rio(1976,aposentado 1993). Autor dos livros: “O céu” e “As linguagens da Física” da Atica,”Com(ns)Ciência da Educação”(Papirus), “A Terra em que vivemos” da Atomo, “O que é Astronomia”da Brasiliense e “(Re)Descobrindo a Astronomia” da Atomo. Docência de cursos sobre os próprios livros em muitos países da América Latina(1974-1988), além de todas regiões do Brasil.

Minhas Publicações






“O que é Astronomia”(Editora Brasiliense)

 Conheça alguns dos grandes vultos da Astronomia como Galileu e Giordano Bruno, o “Profeta do infinito”.


“O céu”(Editora Átomo e Alínea)
 

Livro diferente de tudo que você conhece. Aqui estão textos e atividades para serem discutidos e feitas, com material simples, como o “planetário de pobre”. Este livro  foi anexo à tese de doutorado do autor e objeto de muitos cursos pela América Latina, com patrocínios internacionais, com CLAF,Itamaraty e universidades da América Latina. 


“As linguagens da Física”(Editora Ática)
 

Aqui você pode entender conceitos fundamentais da Mecânica, raramente entendidos na maioria das vezes. Veja, por exemplo, a lei da áreas.
“A Terra em que vivemos”

 
Aqui estão textos para serem discutidos com conceitos fundamentais e atividades a eles relacionadas para aprendizagem de conceitos para entender mais do mundo em que vivemos.

“Nossa escola quase inútil” (ainda inédito) ou
“Nossa escola, nossa cultura”

 
Aqui você encontra uma visão crítica  que nada tem contra a escola mas a favor de uma escola muito diferente da que temos na maioria das vezes. Também encontrará uma outra versão, esta para teatro, do “Joãozinho da Maré”.




“Currupira” , fragmentos de uma autobiografia(ainda inédito).

Como autobiografia, não é importante por ser a minha mas pelo que reflete sobre educação, cultura, ensino e aprendizagem, além da história. 



“Abrindo as Asas”, fragmentos de uma autobiografia(ainda inédito)
Aqui você saberá ou recordará eventos de historia e aprendizagem


“Com(ns)Ciência na Educação”(Editora Papirus, esgotado)

Aqui estão tanto o Ideário como a prática de uma proposta de ensino diferente e também a primeira versão do episódio do “Joãozinho da Maré”.